terça-feira, 1 de setembro de 2009

Restauração do "AZEITONA" - Fusca 1972.

Eu, desde criança gostei de fusca, e sempre nos meus desenhos não faltava Fuscas... hehehe...!!! até que um belo dia encontrei um fusca à venda e me apaixonei por ele, comprei-o e fui feliz por um ano com ele.
Já fazia parte da comunidade, carinhosamente chamado de o AZEITONA, ano 1972,

E você sabe que ter um fusca é ser Social, pois quando vemos alguém com o Fusquinha parado na estrada, logo paramos o nosso para saber o que aconteceu, se podemos ajudar ou buscar ajuda, afinal existe fraternidade entre os fusqueiros... (O QUE É RARO VER ACONTECER ENTRE DONOS DE OUTROS CARRÕES)

Sempre que solicitado o AZEITONA participava das mais incríveis aventuras... hehehe....
desde puxar outro Fusca às 06:00 da manhã no inverno, a derrubar casa como se fosse um Mini-Tanque
kuakuakuakua....!!! afinal quem tem um fusca, o usa no lugar de várias máquinas... hehehe...

Ganhei um cachorrinho e apresentei à galera como o mascote do AZEITONA, pois onde eu estava, estava ele...DUKE.. sempre arranhando a lataria do meu fusca e urinando nas rodas... hehehe...!!!

Foi quando o Brother ZACK estava a reformar o CHUMBINHO, que me veio á idéia de montar um blog, e repassar à galera o passoa passo, de como restaurar um Fusca.
mas enquanto pensava em achar um local adequado para desmontar o AZEITONA, e tirando dúvidas com profissionais, Fui a um passeio com a galera e no meio do caminho fui interceptado por uma blitz da P.R.
e aí gelei, quase perdí o fusca pro guincho e ainda levei uma multa gravíssima por não estar com a placa dianteira, foi o estopim de tudo.resolví parar o meu Volkswagen Sedan e restaurá-lo.
É claro que tenho que ter o Manual para tal, e eu encontrei, neste link:

(Clique no Link para Acessar)

Comecei a removendo a tinta para procurar amassados e pontos de oxidação
Mas lembre-se, não sou profissional...!!! mas diante de tantas bocas tortas de latoeiros e mecânicos que me ignoravam, resolví encarar sozinho.

Retirei toda a estrutura anexada, forros vidros, bancos, tampas e "acessórios" hehehe.....
Pecebí que fizeram um furo ridículo na lateral direita para colocar o retrovisor, mas este fusca é 1972, e não possui retrovisor no lado do passageiro.

O motor é original 1500, e ainda com um alternador de chevette pra ajudar... hehehe....!!!


olhando por baixo do AZEITONA, percebí fissuras no chassí e um assoalho podre....
além de tudo uma solda ridícula no cabeçote.


A suspensão será desmontada e restaurada ao máximo que eu puder,


Fluído de freio vazando por todo lado... amortecedor e pivôs de direção estão em péssimo estado e a caixa de direção está detonada.


Está tudo amassado, e estou preocupado em saber se ele já foi batido gravemente...
(DETALHE DAS CHAVES COM FIOS BRANCOS) e  cangalha toda rasgada...

Aparentemente nunca foi batido, mas uma ruptura no chassi está me preocupando
pois está bem perto dos pedais....

Retirei a capa do painel que não éra original, (OLHA A FOLGA DO VOLANTE)


E vamos á luta, retirei toda tinta em poucas horas de trabalho, com Removedor Pastoso


Mas fiquei muito triste ao ver que atrás do painel está todo oxidado pois o fluído de freio detonou com toda a lata, pés de coluna, caixa do estepe, e o guarda rodas dianteiro, vou parar por aquí até avaliar o que farei.
Enquanto isso vou tranferir a frente de trabalho para o chassi que estava quebrado a 100mm da solda do cabeçote, (ou cabeça-de-porco, hehehe )

Esta parte dianteira do túnel não tem para vender, é uma pena pois existem muitos fuscas com problemas deste tipo. E eu descobrí a causa-raíz do problema:
Lembro-me que na Brasília de meu pai, um mecânico abriu uma "Janelinha" de 7 x 7 cm pois espanou a rosca da chapa que recebe os pedais ao trocar o cabo da embreagem. e isso desestrututa totalmente o túnel.
"PORTANTO, FIQUE DE OLHO, SE NÃO FOR TU QUE FARÁ O TRABALHO...!!!"

Coloquei uma "Cabeça-de-porco" nova e completa,
 
Mas você sabe que o Brasil realmente está deixando a desejar quando o quesito é qualidade nas peças VW.
Olha os respingos de solda....!!! Teremos que revisar o mapa de solda reforçando os pontos malfeitos.

Olha só que desgraça este chassi todo cheio de soldas, sem noção...!!!
A causa-raíz : Assoalho soldado errado, pois o latoeiro deveria fazer furos no assoalho e soldar pelos furos á aba do chassi. Agora, este modo que você vê na foto, é típico de quem tem preguiça ao fazer o trabalho...!!!
Aí solda o assoalho na parede do túnel. totalmente sem noção....!!

Agora a aba já está sem filetes de solda malfeitos. e vamos ao próximo problema...!!
 
OH SHIT !!! Brother, tu acreditas que havia pedaços de chapa do assoalho original ainda naquele bolo de uns 4 restos de assoalhos? Meu Deus...!! Quanta vadiagem...!!!
 A Causa-raíz : Quando os "latoeiros" retiraram o assoalho, somende cortavam com tesouras e nenhum deles tirou as rebarbas do assoalho antigo...!!!
É por isso que nossos fuscas ficam tendo infiltrações...!!! ( hehe )
"FIQUE DE OLHO NESTE TRABALHO"
 
Colírio para os olhos.... hehehe...
( SE QUISERES UM TRABALHO BEM FEITO, FAÇA VOCÊ MESMO )

Brother...!!! Olha o que eu achei...!!! PUTZ...!!!
Meu fusca deve ter ganhado uma torsão incrível no túnel, pois as chapas não estão paralelas, mas este problema resolverei logo mais.....!!!
 
Vou tentar restaurar o sistema de Ar-Quente deste fusca...!!!
 
Acoplamento do freio de mão. Os diâmetros estão alterados por desgaste e esforço.
 
Muitos pontos de Oxidação, mas já ví chassis piores que este...!!! Próximo passo: Retirar estes ponto de Ferrugem e bloquear o processo de oxidação...!!!


Ufa...!!! Issso Dá um trabalho....!!! Mas é por uma Ótima Causa...

Seguiu-se então o preparo do chassi para o primer Epóxi pra ferro

Removeu-se todo o resquício de tinta com Removedores e Lixa


A bucha da esquerda é a bucha do Fusca 1972, já a bucha da direita é de um Fusca 1968, que eu guardei já faz um tempo. Esta bucha fica em um olhal, dentro do tunel do chassi, á frente do freio de mão, ela serva para aliviar as vibrações da caixa e para a barra da alavanca do câmbio deslizar por entre ela, facilitando a troca de marcha. Portanto, se seu fusca vive vibrando a alavanca do câmbio, certamente esta peça está desgastada.

Olha só que dó desta Chapa que guia os tubos dos cabos, ela está podre, mas vou protege-la até saber o que fazer com ela e com os dutos.

Já fui pintor, e eu garanto meu trabalho à pincel, somente por isso eu dei início a esta etapa,
(LEMBRE-SE, O PINCEL DE MODO NENHUM, SUBSTITUI A PISTOLA).

Caramba hein...!!! ficou Lindo com este Primer Epóxi pra ferro.

Traseira Explêndida ...!!!
Só não ficou melhor pois este suporte do Motor está desengripando para  eu retirá-lo !!!

 Chassi incrível...!!!

Só não pode rir de minha bancada ...!!! hehehe...!!!
Agóra esperarei o Primer secar para poder manuseá-lo.
Então vamos estudar um pouco sobre o SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS.

(Clique no Link para acessar ao conteúdo)

Este é o Esquema do Cilindro-mestre do Volkswagem Sedan.
Caso você opte pelas peças TRW para os freios, no link abaixo há o catálogo de freios,
e kits de reparo.

(Clique no Link para acessar)

Já eu optei pelas peças da NORFLEX, que estão a 20 anos no mercado automobilístico
Vamos aos cabos Flexíveis de Freio Hidráulico.

Comprar as mangueiras é um desafio, pois tem medidas a serem seguidas na risca, ou seu sistema de freios ficará deficiente. Então procure ser exato na compra:
*Código Norflex-7002/Dianteiro/480 Milímetros.
*Código Norflex-7001/Traseiro/270 Milímetros.

Ao comprar o Cilindro Mestre, optei por este modelo que transpassa o Chapéu de Napoleão

Isso será favorável em manutenções e na ajustagem final.

e ainda terei boa distribuição de força no local, ao apertar o pedal.

Eu optei por colocar dois tubos iguais na medida, partindo do Cilindro Mestre até as Mangueiras,
aparentemente está errado pois o lado esquerdo do carro tem menor tubulação, mas, fisicamente, há perda de pressão quando usamos trajetórias desiguais e a roda da direita pára alguns milisegundos após a da Esquerda, pois a pressão exercida sobre a trajetória menor é maior, e sobre a trajetória maior a pressão é menor.

Deformar os tubos é uma tarefa aparentemente fácil, mas mantenha-se atento para não rompê-las ou dobrá-las em demasia.
OBS: NÃO DEFORME OS TUBOS QUANDO ESTÃO CONECTADOS NO CILINDRO.

No tubo da direita, contorne o topo da extensão do chassi e passe pelo olhal da Cabeça de Porco
OBS: NÃO DEIXE OS TUBOS EM CONTATO COM A LATARIA, COM O USO DO VEÍCULO O ATRITO PODERÁ ROMPER O TUBO.

O tubo maior deve passar pelo Diâmetro menor do Chapéu de Napoleão, que está localizado perto do Diâmetro de passagem do Cilindro mestre, após 150mm o deforme para ficar ao lado com o chassí até o tubo dos facões que transpassa o Chassi,  então contorne o tubo e chegue até a conexão.


Eu usei um decapante e retirei os resíduos de tinta e graxa que havia nesta conexão, e avaliei a condição estrutural da rosca, somente após isso a usei novamente.

Da conexão usei um tubo pequenino para chegar até o olhal da Direita.

E deformei o Tubo maior para adequar-se aos contornos do Garfo do Chassí.
OBS: DE NENHUMA MANEIRA DEIXE AS MANGUEIRAS TRANSPASSANDO OS OLHAIS, POIS, ISSO É FATAL, OCORRERÁ RUPTURA NA CERTA.
NA CONEXÃO DAS MANGUEIRAS JÁ TEM UM CANAL PARA ANCORÁ-LO NO OLHAL.

Na tubulação traseira não serei tão chato quanto á concentração de pressão nas mangueiras, pois acredito que só a Dianteira é crítica...

O detalhe helicoidal nos tubos traseiros não é Premonição, mas já tive e conheço amigos que tiveram problemas de ruptura deste tubo traseiro ao enroscá-lo em obstáculos, quando faziam .OFF-ROAD.

Pronto, está aí montagem da Tubulação dos Freios toda Nova.
Agóra, que venha o assoalho, hehehe...!!! e será do ZITO PEREIRA.

Partimos então para a Suspensão Dianteira, que por sinal está detonada...!!!

Desmontando aos poucos, e com muita dificuldade, pois tem parafusos presos a tanto Tempo. hehehe.

 
Uns 40° de Folga na Caixa, e com o parafuso regulador ao extremo.


Eis a caixa de direção que esta com um desgaste incrível.
A etapa agora é limpar o conjunto e avaliar o desgaste.

A quanto tempo estes pivôs trabalharam heim?.... será uns 37 anos? hehehe...

Retentores da Suspensão Trincados e fora de posição...!!!
pelo que ví é do catálogo da Sabó

 
Os retentores estão encomendados e são originais,


Após a retirada dos braços da suspensão eles foram lavados e estão prontos à espera da substituição dos pivôs. Eu encontrei muitos pivôs para comprar, mas este especialmente me deixou seguro, por ser um produto bem acabado e de boa precisão,
 Lembro que, conforme especificação técnica da DRIVEWAY, os pivôs devem ter manutenção preventiva a cada 10.000 Km, e substituição a cada 60.000 Km.


Este balde é macabro !!! tenho que inspecionar peça por peça a qualidade e o grau do processo de Oxidação.

hmmmm...!!! O quadro da suspensão está Lindo... hehehe...!!!

Resolví trocar os Rolamentos-agulha por novos.
Lembre-se que estes rolamentos são INA.
são rolamentos Alemães de alto padrão. nunca procure paralelos,
 pois a suspensão é tudo no carro. E quando for comprar os rolamentos lembre-se que o diâmetro interno dos braços superiores são diferentes dos inferiores.

Feita a pré montagem, pra ver se tudo está alinhado e sem folgas, para o desmonte e preparação para pintura.


WOW...!!! Brother, eu me empolguei no processo, e já isolei o que não deve ser pintado para que o pintor não tenha o luxo de cobrar por isso...

Pedí para pintarem a suspensão pra mim, uma demão somente, para facilitar o controle de etapas da montagem, pois com tinta branca, nada foge de um olhar crítico.

OK...!!! Após retirada todas as molas e lavadas com desengraxante, passei um óleo finíssimo, somente para proteger da oxidação e devolví elas ao tubo. Eu optei por não usar graxa na montagem
(LEMBRE-SE QUE NO LADO ESQUERDO DA SUSPENSÃO, A CHAVETA CÔNICA DA MOLA ESTÁ POSICIONADA PARA CIMA, O QUE AUTOMATICAMENTE NO LADO DIREITO ESTARÁ POSICIONADA PARA BAIXO)
Então acoplei os retentores, que por sinal eu conseguí somente os inferiores novos,
e os superiores eu coloquei os velhos, (PERCEBE-SE A BORRACHA CANSADA)
mas estou a providenciar dois jogos completos de retentores novos para guardar, pois estas peças são raras de encontrar.

Não bata o retentor com martelos de metal, pois ele possui uma trama de metal em seu interior e, quando atingido ele cora o retentor, dando sérios problemas na retenção da graxa.
Faça uma ferramenta de madeira no Diâmetro do tubo da suspensão e prense-o vagarosamente,
mantendo todos os lados iguais ao entrar.

Encaixe os braços do lado esquerdo no quadro, observando é claro o posicionamento do furo roscado por onde passará o parafuso com extremidade cônica para travar as molas. e lembre-se que o braço inferior tem somente o pivô. e o braço superior tem em seu pivô uma Bucha Excêntrica.

o mesmo para o lado direito, posicione os braços de modo que o furo roscado coicida com a chaveta cônica da mola. e aperte os parafusos que travarão as molas.

Agora posicione as mangas, peceba que as mangas tem um furo cônico, é onde a bucha excêntrica acoplará.
outra observação é que o braço da direção fica posicionado para cima, para futuramente receber os terminais de direção.

Acople primeitamente o diâmetro menor no pivô inferior do braço e coloque a porca,
só então acople a bucha excêntrica no diâmetro maior, não aperte as porca sem antes posicionar o sinal do sextavado da bucha excêntrica ao sinal do pivô, que por sua vez deverá obrigatóriamente coincidir com o sinal do braço superior.
(NÃO EXECUTE A MONTAGEM SE VOCÊ NÃO IDENTIFICAR OS SINAIS, PROCURE ENTÃO AJUDA)

Os amortecedores não novos, da COFAP, eu optei por um protetor sanfonado de borracha, pois os de metal possibilitam a entrada de poeira e areia no pistão do amortecedor.
E as buchas que vão na extremidade superior do amortecedor são novas também.

Eis a tão esperada Suspensão Dianteira do Fusca, o Azeitona vai sentir orgulho disso... hehehe...!!!
Mas eu vou complementar esta suspensão com a Barra Estabilizadora que tantos mecânicos odeiam.
eles dizem que não funciona direito, que desgasta as buchas rapidamente, mas, eu acho que é algo que chamamos de preguiça e falta de interesse,

É óbvio que eu serei prudente em dizer que se o seu fusca vai ficar andando em ruas esburacadas e estradas acidentadas, este equipamento não é recomendado.
Eu vou colocar esta barra pois o AZEITONA será somente para passeio.

Posicione a barra do modo em que ela contorne a costura do quadro e aproxime-se do braço inferior da suspensão, então transpasse a bucha maior primeiro, e em seguida a menor.


Lindo... Lindo....!!!
Vamos dar uma olhadinha no motor...

Brother, pela situação das paredes do velho Motor Boxer, deve haver muita borra impregnada no interno do motor, então determinei que vou abrir o motor para uma fina inspeção de Medidas, Tolerâncias e Desgastes...!!!

 
Sem contar que a Admissão está totalmente empregnada de fuligem, e o externo do motor está horrível.
(DETALHE DO PRISIONEIRO COM A PORCA SOLDADA)

Eis o motor que revolucionou a indústria automobilística mundial,
Simples, Resistente e Eficiente por muitas décadas.

 
Este motor equipou muitos veículos da série volkswagem, e foi adotado pela Porsche para equipar seus veículos. e também pela Subaru que usa Motores Boxer.


Pense na meleca que está este motor, ...!!!




Muitas aletas do Cabeçote estão quebradas, isso vai me dar dor de cabeça...!!!




Quando eu comprei o Azeitona à um ano, passei a usar aditivos no Óleo do motor e isso diminuiu bastante a temperatura e melhorou o consumo.




Brother, logo vou postar uma melhoria nesta chapa que aparece ao lado esquerdo da foto, ela é responsável por distribuir o ar pelo lado inferior das camisas, se seu fusca não tem esta chapa, trate de fazer uma, é essencial para o pleno arrefecimento do motor a ar.

 
Eis o bloco sem os cabeçotes e as camisas.


Isso será muito trabalhoso...!!!


Vamos retirar os pistões para lavar todo o motor.


Direto pro chuveiro....!!! hehehe...!!!


Os pistões estão aparentando grande desgaste nas laterais, sem contar alguns amassamentos na superfície de explosão.


Hmmmm....!!! Ainda não vou abrir o bloco pois não tenho ferramentas para tal, mas vou providenciá-las


Todo limpinho...!!! aguardando o Desmonte.


Cabeçotes limpos, e um problema á vista. A válvula de exaustão do cabeçote esquerdo está estourada...!!!

 
Aleta quebrada, mas isso não influencia muito, mas vamos avaliar...!!!


Camisas limpas e quase resplandecentes... hehehe...!!!


E assim a limpeza continua....!!!!