terça-feira, 1 de setembro de 2009

Restauração do "AZEITONA" - Fusca 1972.

Eu, desde criança gostei de fusca, e sempre nos meus desenhos não faltava Fuscas... hehehe...!!! até que um belo dia encontrei um fusca à venda e me apaixonei por ele, comprei-o e fui feliz por um ano com ele.
Já fazia parte da comunidade, carinhosamente chamado de o AZEITONA, ano 1972,

E você sabe que ter um fusca é ser Social, pois quando vemos alguém com o Fusquinha parado na estrada, logo paramos o nosso para saber o que aconteceu, se podemos ajudar ou buscar ajuda, afinal existe fraternidade entre os fusqueiros... (O QUE É RARO VER ACONTECER ENTRE DONOS DE OUTROS CARRÕES)

Sempre que solicitado o AZEITONA participava das mais incríveis aventuras... hehehe....
desde puxar outro Fusca às 06:00 da manhã no inverno, a derrubar casa como se fosse um Mini-Tanque
kuakuakuakua....!!! afinal quem tem um fusca, o usa no lugar de várias máquinas... hehehe...

Ganhei um cachorrinho e apresentei à galera como o mascote do AZEITONA, pois onde eu estava, estava ele...DUKE.. sempre arranhando a lataria do meu fusca e urinando nas rodas... hehehe...!!!

Foi quando o Brother ZACK estava a reformar o CHUMBINHO, que me veio á idéia de montar um blog, e repassar à galera o passoa passo, de como restaurar um Fusca.
mas enquanto pensava em achar um local adequado para desmontar o AZEITONA, e tirando dúvidas com profissionais, Fui a um passeio com a galera e no meio do caminho fui interceptado por uma blitz da P.R.
e aí gelei, quase perdí o fusca pro guincho e ainda levei uma multa gravíssima por não estar com a placa dianteira, foi o estopim de tudo.resolví parar o meu Volkswagen Sedan e restaurá-lo.
É claro que tenho que ter o Manual para tal, e eu encontrei, neste link:

(Clique no Link para Acessar)

Comecei a removendo a tinta para procurar amassados e pontos de oxidação
Mas lembre-se, não sou profissional...!!! mas diante de tantas bocas tortas de latoeiros e mecânicos que me ignoravam, resolví encarar sozinho.

Retirei toda a estrutura anexada, forros vidros, bancos, tampas e "acessórios" hehehe.....
Pecebí que fizeram um furo ridículo na lateral direita para colocar o retrovisor, mas este fusca é 1972, e não possui retrovisor no lado do passageiro.

O motor é original 1500, e ainda com um alternador de chevette pra ajudar... hehehe....!!!


olhando por baixo do AZEITONA, percebí fissuras no chassí e um assoalho podre....
além de tudo uma solda ridícula no cabeçote.


A suspensão será desmontada e restaurada ao máximo que eu puder,


Fluído de freio vazando por todo lado... amortecedor e pivôs de direção estão em péssimo estado e a caixa de direção está detonada.


Está tudo amassado, e estou preocupado em saber se ele já foi batido gravemente...
(DETALHE DAS CHAVES COM FIOS BRANCOS) e  cangalha toda rasgada...

Aparentemente nunca foi batido, mas uma ruptura no chassi está me preocupando
pois está bem perto dos pedais....

Retirei a capa do painel que não éra original, (OLHA A FOLGA DO VOLANTE)


E vamos á luta, retirei toda tinta em poucas horas de trabalho, com Removedor Pastoso


Mas fiquei muito triste ao ver que atrás do painel está todo oxidado pois o fluído de freio detonou com toda a lata, pés de coluna, caixa do estepe, e o guarda rodas dianteiro, vou parar por aquí até avaliar o que farei.
Enquanto isso vou tranferir a frente de trabalho para o chassi que estava quebrado a 100mm da solda do cabeçote, (ou cabeça-de-porco, hehehe )

Esta parte dianteira do túnel não tem para vender, é uma pena pois existem muitos fuscas com problemas deste tipo. E eu descobrí a causa-raíz do problema:
Lembro-me que na Brasília de meu pai, um mecânico abriu uma "Janelinha" de 7 x 7 cm pois espanou a rosca da chapa que recebe os pedais ao trocar o cabo da embreagem. e isso desestrututa totalmente o túnel.
"PORTANTO, FIQUE DE OLHO, SE NÃO FOR TU QUE FARÁ O TRABALHO...!!!"

Coloquei uma "Cabeça-de-porco" nova e completa,
 
Mas você sabe que o Brasil realmente está deixando a desejar quando o quesito é qualidade nas peças VW.
Olha os respingos de solda....!!! Teremos que revisar o mapa de solda reforçando os pontos malfeitos.

Olha só que desgraça este chassi todo cheio de soldas, sem noção...!!!
A causa-raíz : Assoalho soldado errado, pois o latoeiro deveria fazer furos no assoalho e soldar pelos furos á aba do chassi. Agora, este modo que você vê na foto, é típico de quem tem preguiça ao fazer o trabalho...!!!
Aí solda o assoalho na parede do túnel. totalmente sem noção....!!

Agora a aba já está sem filetes de solda malfeitos. e vamos ao próximo problema...!!
 
OH SHIT !!! Brother, tu acreditas que havia pedaços de chapa do assoalho original ainda naquele bolo de uns 4 restos de assoalhos? Meu Deus...!! Quanta vadiagem...!!!
 A Causa-raíz : Quando os "latoeiros" retiraram o assoalho, somende cortavam com tesouras e nenhum deles tirou as rebarbas do assoalho antigo...!!!
É por isso que nossos fuscas ficam tendo infiltrações...!!! ( hehe )
"FIQUE DE OLHO NESTE TRABALHO"
 
Colírio para os olhos.... hehehe...
( SE QUISERES UM TRABALHO BEM FEITO, FAÇA VOCÊ MESMO )

Brother...!!! Olha o que eu achei...!!! PUTZ...!!!
Meu fusca deve ter ganhado uma torsão incrível no túnel, pois as chapas não estão paralelas, mas este problema resolverei logo mais.....!!!
 
Vou tentar restaurar o sistema de Ar-Quente deste fusca...!!!
 
Acoplamento do freio de mão. Os diâmetros estão alterados por desgaste e esforço.
 
Muitos pontos de Oxidação, mas já ví chassis piores que este...!!! Próximo passo: Retirar estes ponto de Ferrugem e bloquear o processo de oxidação...!!!


Ufa...!!! Issso Dá um trabalho....!!! Mas é por uma Ótima Causa...

Seguiu-se então o preparo do chassi para o primer Epóxi pra ferro

Removeu-se todo o resquício de tinta com Removedores e Lixa


A bucha da esquerda é a bucha do Fusca 1972, já a bucha da direita é de um Fusca 1968, que eu guardei já faz um tempo. Esta bucha fica em um olhal, dentro do tunel do chassi, á frente do freio de mão, ela serva para aliviar as vibrações da caixa e para a barra da alavanca do câmbio deslizar por entre ela, facilitando a troca de marcha. Portanto, se seu fusca vive vibrando a alavanca do câmbio, certamente esta peça está desgastada.

Olha só que dó desta Chapa que guia os tubos dos cabos, ela está podre, mas vou protege-la até saber o que fazer com ela e com os dutos.

Já fui pintor, e eu garanto meu trabalho à pincel, somente por isso eu dei início a esta etapa,
(LEMBRE-SE, O PINCEL DE MODO NENHUM, SUBSTITUI A PISTOLA).

Caramba hein...!!! ficou Lindo com este Primer Epóxi pra ferro.

Traseira Explêndida ...!!!
Só não ficou melhor pois este suporte do Motor está desengripando para  eu retirá-lo !!!

 Chassi incrível...!!!

Só não pode rir de minha bancada ...!!! hehehe...!!!
Agóra esperarei o Primer secar para poder manuseá-lo.
Então vamos estudar um pouco sobre o SISTEMA DE FREIOS HIDRÁULICOS.

(Clique no Link para acessar ao conteúdo)

Este é o Esquema do Cilindro-mestre do Volkswagem Sedan.
Caso você opte pelas peças TRW para os freios, no link abaixo há o catálogo de freios,
e kits de reparo.

(Clique no Link para acessar)

Já eu optei pelas peças da NORFLEX, que estão a 20 anos no mercado automobilístico
Vamos aos cabos Flexíveis de Freio Hidráulico.

Comprar as mangueiras é um desafio, pois tem medidas a serem seguidas na risca, ou seu sistema de freios ficará deficiente. Então procure ser exato na compra:
*Código Norflex-7002/Dianteiro/480 Milímetros.
*Código Norflex-7001/Traseiro/270 Milímetros.

Ao comprar o Cilindro Mestre, optei por este modelo que transpassa o Chapéu de Napoleão

Isso será favorável em manutenções e na ajustagem final.

e ainda terei boa distribuição de força no local, ao apertar o pedal.

Eu optei por colocar dois tubos iguais na medida, partindo do Cilindro Mestre até as Mangueiras,
aparentemente está errado pois o lado esquerdo do carro tem menor tubulação, mas, fisicamente, há perda de pressão quando usamos trajetórias desiguais e a roda da direita pára alguns milisegundos após a da Esquerda, pois a pressão exercida sobre a trajetória menor é maior, e sobre a trajetória maior a pressão é menor.

Deformar os tubos é uma tarefa aparentemente fácil, mas mantenha-se atento para não rompê-las ou dobrá-las em demasia.
OBS: NÃO DEFORME OS TUBOS QUANDO ESTÃO CONECTADOS NO CILINDRO.

No tubo da direita, contorne o topo da extensão do chassi e passe pelo olhal da Cabeça de Porco
OBS: NÃO DEIXE OS TUBOS EM CONTATO COM A LATARIA, COM O USO DO VEÍCULO O ATRITO PODERÁ ROMPER O TUBO.

O tubo maior deve passar pelo Diâmetro menor do Chapéu de Napoleão, que está localizado perto do Diâmetro de passagem do Cilindro mestre, após 150mm o deforme para ficar ao lado com o chassí até o tubo dos facões que transpassa o Chassi,  então contorne o tubo e chegue até a conexão.


Eu usei um decapante e retirei os resíduos de tinta e graxa que havia nesta conexão, e avaliei a condição estrutural da rosca, somente após isso a usei novamente.

Da conexão usei um tubo pequenino para chegar até o olhal da Direita.

E deformei o Tubo maior para adequar-se aos contornos do Garfo do Chassí.
OBS: DE NENHUMA MANEIRA DEIXE AS MANGUEIRAS TRANSPASSANDO OS OLHAIS, POIS, ISSO É FATAL, OCORRERÁ RUPTURA NA CERTA.
NA CONEXÃO DAS MANGUEIRAS JÁ TEM UM CANAL PARA ANCORÁ-LO NO OLHAL.

Na tubulação traseira não serei tão chato quanto á concentração de pressão nas mangueiras, pois acredito que só a Dianteira é crítica...

O detalhe helicoidal nos tubos traseiros não é Premonição, mas já tive e conheço amigos que tiveram problemas de ruptura deste tubo traseiro ao enroscá-lo em obstáculos, quando faziam .OFF-ROAD.

Pronto, está aí montagem da Tubulação dos Freios toda Nova.
Agóra, que venha o assoalho, hehehe...!!! e será do ZITO PEREIRA.

Partimos então para a Suspensão Dianteira, que por sinal está detonada...!!!

Desmontando aos poucos, e com muita dificuldade, pois tem parafusos presos a tanto Tempo. hehehe.

 
Uns 40° de Folga na Caixa, e com o parafuso regulador ao extremo.


Eis a caixa de direção que esta com um desgaste incrível.
A etapa agora é limpar o conjunto e avaliar o desgaste.

A quanto tempo estes pivôs trabalharam heim?.... será uns 37 anos? hehehe...

Retentores da Suspensão Trincados e fora de posição...!!!
pelo que ví é do catálogo da Sabó

 
Os retentores estão encomendados e são originais,


Após a retirada dos braços da suspensão eles foram lavados e estão prontos à espera da substituição dos pivôs. Eu encontrei muitos pivôs para comprar, mas este especialmente me deixou seguro, por ser um produto bem acabado e de boa precisão,
 Lembro que, conforme especificação técnica da DRIVEWAY, os pivôs devem ter manutenção preventiva a cada 10.000 Km, e substituição a cada 60.000 Km.


Este balde é macabro !!! tenho que inspecionar peça por peça a qualidade e o grau do processo de Oxidação.

hmmmm...!!! O quadro da suspensão está Lindo... hehehe...!!!

Resolví trocar os Rolamentos-agulha por novos.
Lembre-se que estes rolamentos são INA.
são rolamentos Alemães de alto padrão. nunca procure paralelos,
 pois a suspensão é tudo no carro. E quando for comprar os rolamentos lembre-se que o diâmetro interno dos braços superiores são diferentes dos inferiores.

Feita a pré montagem, pra ver se tudo está alinhado e sem folgas, para o desmonte e preparação para pintura.


WOW...!!! Brother, eu me empolguei no processo, e já isolei o que não deve ser pintado para que o pintor não tenha o luxo de cobrar por isso...

Pedí para pintarem a suspensão pra mim, uma demão somente, para facilitar o controle de etapas da montagem, pois com tinta branca, nada foge de um olhar crítico.

OK...!!! Após retirada todas as molas e lavadas com desengraxante, passei um óleo finíssimo, somente para proteger da oxidação e devolví elas ao tubo. Eu optei por não usar graxa na montagem
(LEMBRE-SE QUE NO LADO ESQUERDO DA SUSPENSÃO, A CHAVETA CÔNICA DA MOLA ESTÁ POSICIONADA PARA CIMA, O QUE AUTOMATICAMENTE NO LADO DIREITO ESTARÁ POSICIONADA PARA BAIXO)
Então acoplei os retentores, que por sinal eu conseguí somente os inferiores novos,
e os superiores eu coloquei os velhos, (PERCEBE-SE A BORRACHA CANSADA)
mas estou a providenciar dois jogos completos de retentores novos para guardar, pois estas peças são raras de encontrar.

Não bata o retentor com martelos de metal, pois ele possui uma trama de metal em seu interior e, quando atingido ele cora o retentor, dando sérios problemas na retenção da graxa.
Faça uma ferramenta de madeira no Diâmetro do tubo da suspensão e prense-o vagarosamente,
mantendo todos os lados iguais ao entrar.

Encaixe os braços do lado esquerdo no quadro, observando é claro o posicionamento do furo roscado por onde passará o parafuso com extremidade cônica para travar as molas. e lembre-se que o braço inferior tem somente o pivô. e o braço superior tem em seu pivô uma Bucha Excêntrica.

o mesmo para o lado direito, posicione os braços de modo que o furo roscado coicida com a chaveta cônica da mola. e aperte os parafusos que travarão as molas.

Agora posicione as mangas, peceba que as mangas tem um furo cônico, é onde a bucha excêntrica acoplará.
outra observação é que o braço da direção fica posicionado para cima, para futuramente receber os terminais de direção.

Acople primeitamente o diâmetro menor no pivô inferior do braço e coloque a porca,
só então acople a bucha excêntrica no diâmetro maior, não aperte as porca sem antes posicionar o sinal do sextavado da bucha excêntrica ao sinal do pivô, que por sua vez deverá obrigatóriamente coincidir com o sinal do braço superior.
(NÃO EXECUTE A MONTAGEM SE VOCÊ NÃO IDENTIFICAR OS SINAIS, PROCURE ENTÃO AJUDA)

Os amortecedores não novos, da COFAP, eu optei por um protetor sanfonado de borracha, pois os de metal possibilitam a entrada de poeira e areia no pistão do amortecedor.
E as buchas que vão na extremidade superior do amortecedor são novas também.

Eis a tão esperada Suspensão Dianteira do Fusca, o Azeitona vai sentir orgulho disso... hehehe...!!!
Mas eu vou complementar esta suspensão com a Barra Estabilizadora que tantos mecânicos odeiam.
eles dizem que não funciona direito, que desgasta as buchas rapidamente, mas, eu acho que é algo que chamamos de preguiça e falta de interesse,

É óbvio que eu serei prudente em dizer que se o seu fusca vai ficar andando em ruas esburacadas e estradas acidentadas, este equipamento não é recomendado.
Eu vou colocar esta barra pois o AZEITONA será somente para passeio.

Posicione a barra do modo em que ela contorne a costura do quadro e aproxime-se do braço inferior da suspensão, então transpasse a bucha maior primeiro, e em seguida a menor.


Lindo... Lindo....!!!
Vamos dar uma olhadinha no motor...

Brother, pela situação das paredes do velho Motor Boxer, deve haver muita borra impregnada no interno do motor, então determinei que vou abrir o motor para uma fina inspeção de Medidas, Tolerâncias e Desgastes...!!!

 
Sem contar que a Admissão está totalmente empregnada de fuligem, e o externo do motor está horrível.
(DETALHE DO PRISIONEIRO COM A PORCA SOLDADA)

Eis o motor que revolucionou a indústria automobilística mundial,
Simples, Resistente e Eficiente por muitas décadas.

 
Este motor equipou muitos veículos da série volkswagem, e foi adotado pela Porsche para equipar seus veículos. e também pela Subaru que usa Motores Boxer.


Pense na meleca que está este motor, ...!!!




Muitas aletas do Cabeçote estão quebradas, isso vai me dar dor de cabeça...!!!




Quando eu comprei o Azeitona à um ano, passei a usar aditivos no Óleo do motor e isso diminuiu bastante a temperatura e melhorou o consumo.




Brother, logo vou postar uma melhoria nesta chapa que aparece ao lado esquerdo da foto, ela é responsável por distribuir o ar pelo lado inferior das camisas, se seu fusca não tem esta chapa, trate de fazer uma, é essencial para o pleno arrefecimento do motor a ar.

 
Eis o bloco sem os cabeçotes e as camisas.


Isso será muito trabalhoso...!!!


Vamos retirar os pistões para lavar todo o motor.


Direto pro chuveiro....!!! hehehe...!!!


Os pistões estão aparentando grande desgaste nas laterais, sem contar alguns amassamentos na superfície de explosão.


Hmmmm....!!! Ainda não vou abrir o bloco pois não tenho ferramentas para tal, mas vou providenciá-las


Todo limpinho...!!! aguardando o Desmonte.


Cabeçotes limpos, e um problema á vista. A válvula de exaustão do cabeçote esquerdo está estourada...!!!

 
Aleta quebrada, mas isso não influencia muito, mas vamos avaliar...!!!


Camisas limpas e quase resplandecentes... hehehe...!!!


E assim a limpeza continua....!!!!




138 comentários:

Anônimo disse...

Cara, vc tá fazendo um excelente trabalho, estou iniciando uma restauração do meu Fuca e teu trabalho vai ser uma ótima referência, parabéns, Muito bom mesmo.

Marcos Leandro.

marcos_leandro@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo cuidado com seu Fusca...
Queria entender dessa forma para consertar o meu hehehe....

Anônimo disse...

Meus parabens pela iniciativa. É difícil ver quem mesmo sem ser profissional, resolve (e consegue) fazer alguma coisa bem feita. Tenho um 79, que sempre estou fazendo alguma coisa. Vi sua página enquanto busco informações sobre a suspensão dianteira. Estou trocando os pivôs (em casa sozinho). Ontem a noite consegui retirar um e colocar o novo, mas tive que parar pq já era tarde (barulho de marretada a uma da manhã não dá).
Uma coisa que chamou minha atenção no Azeitona é o alternador adaptado do chevete. A muito tempo estou atrás de informações de como são feitas estas adaptações. Você poderia me mandar umas fotos mais detalhadas de como isso foi feito?
Meu email é wfauze@hotmail.com
No que eu puder te ajudar, também farei com satisfação.
Obrigado!
Fauze.

Anônimo disse...

E mais uma boa dica, agora que vc está desmontando o motor:
Pra limpar borra de gasolina da admissão e sujeira (restos encrostados) de óleo das peças, use pasta desengraxante (aquelas de lavar as mãos).
Eu recentemente (26/12/09) desmontei o motor do Kadett do meu irmão (a junta do bloco tinha quebrado entre o 1° e o 2° pistão) e encontrei o coletor de admissão com mais de 2mm de sujeira encrostada, que nem com gasolina eu conseguia tirar...
A pasta tirou com muita facilidade.
Eu já estava desistindo de limpar o coletor, usei ela por acaso.
Espero que te ajude.
Fauze.

Anônimo disse...

parabens cara pelo seu trabalho na restauração do seu fusca

add eu ai no msn silvinho_dcristo@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns meu amigo, vou seguir seu exemplo de determinação, pois comprei um chassis agora e pretendo dar uma geral igual a você, pois futuramente farei um bugre. Abraços!

Josias disse...

FALA MEU AMIGO E IRMÃO EZEQUIEL !!!! CARA VOCÊ É MALUKO MESMO...RSRS...FIKEI DE CARA COM O ZELO E PELA COMPETÊNCIA QUE VC TEM VELHO...PARABÉNS PELO TRABALHO E ERA MUITO MAIS DO QUE VC ME DISSE NO ORKUT, QUE ESTAVA FIKANDO LEGAL...CARA TA SHOW DE BOLA...CONTINUE COM ESSE POTÊNCIAL...UM ABRAÇO DE SEU AMIGO... JHON.

Anônimo disse...

Quando vc puder faça uma foto das suas ferramentas de trabalho,aquelas que vc julga fundamentais para um bom resultado.Grato pela aula de reforma.Parabéns!

Anônimo disse...

Não seria o flexivel do freio dianteiro de 355 mm?O outro maior pode fazer um "gogo" embaixo da suspensão...

Eliézer disse...

Um ótimo trabalho,meus parabens vc é um artista,sem duvidas.Agora estou com mais Ânimo para reformar minha variant 72 azul,e fazer nos minimos detalhes como um bom sagitariano.

Andrade's Car centro de reparação automotivo disse...

cara preciso tirar umas duvidas com vc,teria como me passar seu orkut?ou msn?

esse é meu orkut!
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4493320070193969772

Anônimo disse...

Olá amigo, parabéns pelo restauro, dxa te perguntar tenho um fusca 60 e quero restaurar o sistema de ar quente, na verdade o meu não tem os cabos, tem como colocar, o que tem que ser feito????
Se puder me ajudar te agradeço.
Um grande abraço.

rodrigo disse...

Muito bom seu trabalho...estou iniciando a reforma do meu 72 1500 tmb..hehe, suas dicas vao me ajudar bastante...me add no orkut ae ...rodrigotolentino@hotmail.com

Anônimo disse...

Cara show de bola mesmo. Resolvi montar uma gaiola com chassi de fusca, o trabalho que vc demonstrou está magnifico e com certeza vou aproveitas suas dicas para minha obra. Parabéns mesmo!

Diego Costa

diegocostadj@hotmail.com

deivi disse...

Fala brother, vejo e revejo como esta sendo sua restaurão, bicho eu quero faser uma restauração no meu fusquinha, mas desse jeito nao sei se vo ter paciência, muito bomm mesmo!!!!!!!!!!!!!

RIO disse...

amigo, parabens pelo trabalho,pretendo fazer o mesmo com o meu!adicionei seu blog a meus favoritos!

Martt disse...

Somente o dono mesmo pra fazer com tanto esmero!!!! Pretendo fazer igual, você me encorajou... A proposito, vc caprichou até agora, espero que não desanime. Firmeza!!!

Anônimo disse...

mano vc esta de parabens eu tenho um fuka 76 que comprei de um senhor de idade sou o 2 dono logo que o vi fiquei apaixonado so pra vc saber ele estava a 2 anos sem ligar o motor quando virei a chave ele ligou na hora. ja tive varios momentos bons com ele! cara tbm quero fazer o mesmo com o meu talvez nao consiga assim com tantos detalhes como o seu, ate porq o seu ta foda!! boa sorte na reorma e me manda fotos detahadas da restauraçao ate o final abraços.

email: superhiperdigo@ibest.com.br

abraços fuiiii

AdisonCarlos disse...

Olha, mesmo um profissional não faria o que vc está fazendo. Realmente a dedicação e a persistência,e lógico, um tanto de conhecimento fazem diferença.Tambem tenho um fusca 72, a lataria tá legal, praticamente não tem podre, uma coisinha aqui outra ali, coisa atoa, já o motor...acho que vou ter que mandar fazer, não vai ter jeito. Agora, vc está de parabéns!!!!!!! Que trabalho maravilhoso. espero ver o final disso tudo hem! um abraço.

Du disse...

Excelente trabalho!
Uma referência para apaixonados por VW e antigos de um modo geral.
Simples e perfeito!

Uma pena pensar que talvez nossos filhos ou netos não poderão fazer trabalhos assim, pois a industria automobilistica produz carros cada mez mais fracos (feitos de papel aluminio e plastico filme) parece piada, mas é de chorar qdo vemos carros com 10 anos de uso sem recuperacao e vemos aquela masseba de peças e coisas sem utilidade alguma tudo por causa da demanda do consumismo exarcebado e produtos antigamente duraveis, agora descartaveis.

Bom, ter pessoas assim por perto e fazermos mutirão de reforma em nossos carros, seria tbem muito gratificante e prazeiroso.

Mais uma vez parabens!

duamaral32@gmail.com

ac basilio disse...

Zico bom dia, sou de Olinda -PE e achei fantástica sua restauração nesta preciosidade, tenho uma Puma e pretendo fazer exatamente o q vc. fez, pois nada melhor e caprichoso que nós mesmos, gostaria muito trocar fotos e informações no decorrer da minha restauração, pois irei colocar a mão no chassi, suspenção, câmbio e motor, um forte abraço parabéns e obrigado.

Antonio Carlos

João Lucas disse...

Parabens ,agora eu vo comprar um fusca reforma...

Daniel disse...

Parabéns pelo trabalho , acabei de comprar um azeitona 1972, com manual , nota fiscal , o fusquinha está inteirinho , veio até com velocimetro e cabo lacrado , agora quero fazer tudo nele destá mesma maneira que vc fez , lembrando também estou comproblemas no freio , quando busquei ele estava sem freio , cheguei em casa olhei em baixo do tapete cheio de liquido freio , vc com sua experiencia o que pode ser ?será que é o cilindro mestre que devo trocar ? se puder me ajudar
mais uma vez parabéns .

Grato
Daniel
dzamboni@terra.com.br

Odirlei disse...

muito legal esse projeto
Vamos cultivar esse cultura
fusca
Carro humilde e barato q nós da orgulho
Fusca na veia !!!!!

Odirlei disse...

muito legal esse projeto
Vamos cultivar esse cultura
fusca
Carro humilde e barato q nós da orgulho
Fusca na veia !!!!!

Odirlei disse...

muito legal esse projeto
Vamos cultivar esse cultura
fusca
Carro humilde e barato q nós da orgulho
Fusca na veia !!!!!

Anônimo disse...

Boa noite, fiquei imprecionado com a sua competência e coragem!
Tenho um fusca Itamar, 1995, que está com o chinelo - suporte do motor-, fissurado. São aquelas pontas que seguram o motor e a caixa. O que seria melhor eu fazer...Como não posso trocar todo o chassi tendo em vista a numeração, acredito que o melhor é cortar as duas peças e comprar no desmanche duas peças em bom estado, pois não há para vender essa parte. Estaria eu certo em fazer isso??

Anônimo disse...

Esqueci de informar o meu e-mail. Sou o proprietário do Fusca Itamar, ano 1995, que está com várias fissuras no suporte do motor, e fiz o comentário acima
cairoana@hotmail.com

Filipe.Mixed |F.A.W.| disse...

porra brother parabéns pelo seu trabalho, eu tbm estou restaurando o meu, tenho q trocar todo o assoalho, e a parte de freios, e reparos na lata, o demais tah ok. Como vc disse, se kiseres fazer algo bem feito, faça vc mesmo. abraço mano ;D

Luiz Gustavo (Gzee) disse...

Cara não sei se voce ainda está trabalhando nesse VW Sedan, mas se estiver cara sou seu fã... e tenho um VW sedan 1500 de 1974 Verdão que nem o teu Verde Hippie Código L1313, que chamam de Abacate do Gzee

gasubia disse...

Fala brother, tenho um fusca 76 original e preciso saber o nome daquela borracha que fica na caixa de direção do fusca e recebe o cano do volante a minha esta rececada por isso preciso troca-la me passe o nome dela por favor meu emal é gasubbia@hotmail.com valeu abraços.

Anônimo disse...

apaixonante.......

só um detalhe: o cano de freio traseiro deveria obrigatoriamente passar por dentro do fundo do assoalho lado motorista , não? vc vai ter problemas ao carroçar o carro e o caninho de freio.... respon dendo ao amigo acima: chama-se anel/calço da coluna de direção e sua função é isolar e manter o cano alinhado e centralizado em relação ao furo na cangalha, tecnicamente chamada de painel inferior. tá lindo mesmo? mas parou?
tenho um 70 , comprei faz 20 dias , vou por pra rodar e depois quem sabe eu me inpire no seu trabalho e faça o mesmo....

Anônimo disse...

Onde encontro o restante da restauração?
Estou restaurando um 70 e revi muitos passos depois que vi o teu trabalho parabens!!!

jarbas disse...

oi pode me ajudar qual a medida da correia pois estalei um igual jarbas.18@hotmail.com

Anônimo disse...

Durante muito tempo procurei esse seu tópico sem sucesso e hoje sem querer encontrei. Como anda o azeitona?

Abraços.

Marcos Leandro
marcos_leandro@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de enviar-lhe o meu muito obrigado pelo excelente documento postado. Parabéns pelo bom trabalho em seu Volks 72 (ano em que nasci). Utilizarei o primer óxido que você recomendou no meu 64. Leonardo Ramos de BH/MG.

Anônimo disse...

parabens pelo trabalho realmente perfeito, apenas senti falta dos detalhes da suspensão traseira, se puder postr ou conpletar será ótimo. um abraço

Duda e Ninha disse...

Amigo, eu estava com medo de restaurar meu fusca, mas vendo você fazendo me deu até um animo.Uma pergunta, quanto você cobra para restaurar o meu? ele esta bem melhor que o seu.
aguardo contato
sergiodoo@ig.com.br

Fábio Belo disse...

não consigo ver toda a sua reforma, gostaria de ver as fotos de todo o trabalho, Obrigado Fábio.

Fábio Belo disse...

Gostria de conseguir ver todo seu trabalho no azeitona, onde ast~eo o resto das fotos? Obrigado, Fábio

goterfut disse...

parabems pelo trabalho. é o mais completo que já ví até hoje

goterfut disse...

parabems pelo trabalho. é o mais completo que já ví até hoje

jbas disse...

karakas............queria fazrt tbm isso no meu fusca 72 1500.....show de bola..........

Henrique Grave disse...

Parabéns pela iniciativa em divulgar o passo a passo com tanta riqueza de detalhes.Meu enteado tem um que está bastante maltratado e foi encaminhado agora para uma restauração geral.E suas informações irão ajudar muito.Quando ele ganhou o fusca do Pai eu disse a ele : Você vai se apaixonar pelo fusca e nunca mais vai querer se desfazer dele. A prova disso é que ele vai reforma-lo agora e fala do fusca com muito carinho.Fusca não é uma paixão ,é amor eterno.
Atenciosamente
Henrique Grave

Henrique Grave disse...

Parabéns pela iniciativa em divulgar o passo a passo com tanta riqueza de detalhes.Meu enteado tem um que está bastante maltratado e foi encaminhado agora para uma restauração geral.E suas informações irão ajudar muito.Quando ele ganhou o fusca do Pai eu disse a ele : Você vai se apaixonar pelo fusca e nunca mais vai querer se desfazer dele. A prova disso é que ele vai reforma-lo agora e fala do fusca com muito carinho.Fusca não é uma paixão ,é amor eterno.
Atenciosamente
Henrique Grave hgrave@hotmail.com

pcm1969@yahoo.com disse...

cara vc e sensacional, rs, que cuidado, e onde vc vai anda com ele na off road, tambem, e parabens pelo servico, o meu ta ruim e vo copia teu servico, rs, ate onde nao sei, pq vc sabe muito, ja eu no caso ja arranquei alguns couros da maos. paulo de londrina parana

Anônimo disse...

POSSO DIZER QUE SOMOS MALUCOS E DISSO QUE MEUS AMIGOS TEM ME CHAMADO MAS TO NA LUTA TAMBEM COM TODAS AS DIFICULDADES E PROBLEMAS ESPERO QUE O MEU FIQUE PELO MENOS PERTO DO SEU MAGNIFICO TRABALHO PARABENS COLEGA

VW Baratinha disse...

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HOOTON TRYKES disse...

É isso ai adoro pessoal com iniciativa tipo a sua motor vw a a ar em que ser e continuar sendo o melhor motor de todos os tempos.

HOOTON TRYKES disse...

Com certeza manter vivo a historia deste motor e do veiculo também é muito legal motor vw a ar é sem duvida o melhor motor de todos os tempos.
Att. Salmon D. Reis

Anônimo disse...

Legal!
Parabéns! estou restaurando um Fuscão 1972, comprado zero km pelo meu pai, quando eu ia fazer 10 anos; em 1976 ele vendeu o carro para construir nossa casa; foi uma choradeira na família; minha mãe eu e meus irmãos bem mais novos; em 2009 descobri o carro em bom estado e disse para meu irmão caçula que aquele carro pertencera a nosso pai. Ele seguiu o dono que parou em uma panificadora; se dirigiu ao proprietário e contou a história do carro, avisando-o para quando fosse vende-lo para entrar em contato telefônico. Isto aconteceu e compramos o besouro de volta. Está sendo restaurado e ficando lindo. É um amarelo colonial, com ar quente, e foi muito conservado pelos dois donos que se sucederam. acspcosta@zipmail.com.br

Anônimo disse...

Cara!!! Pelo amor de Deus!!!!
Que capricho, que boa vontade!!!!Gostaria muito de ter amigo e vizinho assim!!!!Estou de queixo caido!!!!Parabéns mas parabéns mesmo!!!!!Curti pacas!!!!!
Valeu, esse azeitona deve ter ficado um show!!!!!Amo fusca, tenho dois, mas muito longe de dar uma "assitência"" igual a sua para eles!!!!!Valeu Ezequiel!!Te invejo!!

Anônimo disse...

Fico feliz em saber que existem muitos malucos por fusca como eu.
Possuo um a mais de trinta anos e sou eu quem dá manutenção; mexo em tudo, mecânica, chaparia, revestimentos, pintura, puro prazer e diversão. Grande Hobby.
Conclamo a todos a manter esta grande paixão que é os nossos amados fuscas.

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Sandro disse...

Amigo não tenho fusca, mas o seu ta ficando show... pena que não tem mais o que vc fez... atualiza ai..

Sandro disse...

Amigo não tenho fusca, mas o seu ta ficando show... pena que não tem mais o que vc fez... atualiza ai..

carlos coutinho disse...

Amigo? Boa Noite! Tenho um VW Fusca pé de boi 1966 e estou no interior do PARANÁ onde tem muitos ``nós cegos`` que não entende nada de Fusca; pela sua linguagem vai ser facil a gente se entender: 1)Vc mostra duas buchas de nylon uma de um Fusca 1972 e outra de um Fusca 1968, onde vc informa que é devido ao desgaste das mesmas que a alavanca vibra, disse isso para o mecânico de Ivaiporã/PR e o desgraçado me trocou o coxim do cambio e ficou a mesma porcaria, com a sua explicação, agora sei do porque a alavanca vibra tanto!Gostaria que vc informasse como se tem acesso a esta bucha, porque ficou meio vago pelo seu relato.2) Referente ao chapéu de napoleão ou cabeça de porco.No meu Fusca o dono anterior trocou o cabeçote e colocando o goniometro no meio da suspensão, olhando de frente o ponteiro pende para a a esquerda (lado passageiro) uns 5 graus, ou seja o lado do motorista fica mais alto uns 25 mm e o lado do passageiro fica mais baixo e gasta em demasia o pneu dianteiro do meio para fora (lado externo)Não existe nenhuma literatura na internet que informa como se instala o ``chapéu de napoleão``no chassis do Fusca e quais as alternativas que se tem que fazer quando o funileiro/latoeiro solda o chapeu de napoleão torto ou fora de posição.Gostaria que vc me informasse como vc fez, e se for ocaso iria aí pessoalmente.Grato se Vsa ou qualquer pessoa que puder me ajudar a dar as explicações de como sanar esta anomalia e parabens pelo trabalho.coutinhocarlos@ig.com.br

Roberto de Paula disse...

Cara Você é um artista,
Me animou a recuperar o meu Jeca Tatu, ele é amarelão igual ao Jeca

Parabéns vou te adiciona aos meu favoritos

Roberto de Paula
roberto@aeroespacial.com.br

Anônimo disse...

Atualiza o resto da restauração...
Tá todo mundo esperando a finalização.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog,recentemente comprei um fusca e em mim,iniciou-se uma paixão súbita por restauro,procurei muito por informações e fotos na web e finalmente encontrei algo extremamente esclarecedor.Show de bola mesmo!!!Continua ai,estamos acompanhando.Abraço.

p4uslista disse...

Opa cara. tenho um fuka e desmontei o motor tbm o meu é 69... So q nao consigo limpa essas borra. Falaram com diesel , gasolina e etc... Mas nunca fica limpo. Como faço pra limpar o motor? e como faço pra arrumar as camsas q estao enferrujados? Meu carro faz 4 anos q tava parado em baixo de chuva ta bem judiado

flavio dias disse...

Parabéns pelo carro e pela coragem em restaurar um clasico do automobilismo!

To com um 74 há um mês.. to fazendo as coisas aos poucos. ainda vou chegar nessa parte do motor.

se puder coloca aí pra galera o passo a passo e as sincronizações dos eixos internos do motor

meu e-mail flaviogdias@hotmail.com